quinta-feira, 6 de agosto de 2015

PAPO JOVEM #03 Com Thaís Coelho

Olá Pejoteir@s!
Estamos de volta com o PAPO JOVEM. Desta vez trazemos uma entrevista com a jovem Thaís Coelho, participante do grupo PJUC da paróquia Sagrada Família, em Toledo. Uma jovem que, apesar de pouco tempo de caminhada na PJ, demostra que veste a camisa e se entrega com todo entusiasmo e dedicação no árduo caminho rumo  a construção da civilização do amor.
Confere ai:


              Quem é a Thais Coelho?
         Eu sou uma jovem de 17 anos, cheia de sonhos, planos e muitas ambições para minha vida. Eu carrego no meu peito uma certeza de que tudo aquilo que a gente faz, tudo aquilo que a gente pensa, de alguma forma é retribuído pra nós, acredito sim, que tudo na nossa vida tem uma consequência e se tem algo que acredito muito mais é que o bem que nós fazemos, principalmente o bem que é feito através da Pastoral da Juventude, é retribuído de forma muito abundante na vida de quem o faz, com uma paz e uma tranquilidade imensamente grande, e foi esse sentimento que me motivou a entrar de vez na Pastoral da Juventude, porque eu como pessoa, me definindo, sou uma pessoa cheia de sonho, e um dos meus principais sonhos, o que mais me motiva é me doar por uma causa que eu acredito ser justa, por uma causa que eu acredito que possa vir a mudar alguma realidade, porque por mais singela que seja minha atitude, eu acredito que através dela eu posso promover muitas mudanças, e vejo a Pastoral da Juventude como o principal mecanismo pra promover essa mudança na nossa sociedade, porque tantas são as vezes que nós encontramos jovens tão tristes, tão debilitados, que são restaurados através da pastoral, e foi o que aconteceu comigo. Hoje eu posso te dizer com total franqueza que parte de mim é pastoral da juventude e é uma parte que me completa como pessoa, hoje me sinto muito mais feliz, me sinto uma Thais muito mais verdadeira.

          Como você conheceu a PJ?
        Eu era uma jovem que quem não me conheceu a muitos anos atrás, não imagina como eu fui, não consegue acreditar. Porque a minha mudança foi muito grande, muito drástica. Eu conheci a Pastoral através de um colega que me convidou para fazer um retiro, o EJC, Encontro de Jovens com Cristo. A partir desse encontro que eu consegui ter com Jesus Cristo eu despertei para vida cristã, despertei para a vida em si e percebi que o mundo é muito mais do que aquilo que meus olhos enxergavam, que existe uma realidade muito maior e um sentimento muito mais profundo que envolve cada pessoa. Cada um de nós é um mundo, um mundo a ser desbravado, um mundo a ser descoberto a cada dia. Eu me fechava todos os dias para esse novo mundo que era me conhecer, que era realmente navegar dentro da minha alma e da alma dos outros. Simplesmente navegava pelos mares e pela superficialidade de todas as pessoas, inclusive de mim. A minha fé não era profunda, a minha fé talvez nem existisse. Então foi através desse encontro, que logo depois comecei a participar do grupo PJUC e que minha vida foi totalmente revolucionada e hoje parte de mim é a Pastoral da Juventude, muito do que sou hoje eu devo a ela. É a Pastoral que me faz acreditar a cada dia que tudo que nós fazemos vale a pena, e que sem dúvidas mesmo que ao longo do tempo você vai ser recompensado de alguma maneira.

                 
                                O que a PJ representa para você hoje?
       Hoje a Pastoral da Juventude representa em porcentagens 80% da minha vida, porque é uma dedicação muito grande que eu tenho com a Pastoral e juntamente com outras pessoas que me auxiliam a desenvolver os trabalhos que eu tenho dentro da PJ. Hoje na minha vida ela representa uma motivação, uma causa pela qual lutar. Muito mais que um nome que eu carrego no meu peito, muito mais que o nome do grupo que eu participo, muito mais que um membro da pastoral, hoje eu luto para mudar a realidade de muitos outros jovens. Porque em meio a tanto caos, a tanta guerra, e a tantas dificuldades existe uma pessoa que um dia me encontrou em meio a uma multidão de pessoas, me acolheu, me chamou de amiga, me chamou pra conhecer essa realidade maravilhosa, que me transformou e que me faz acreditar que muitos jovens podem ser resgatados assim como um dia eu fui, então de maneira alguma eu vou desistir dessa realidade. Eu acredito sim que atualmente a Pastoral da Juventude é para mim uma causa pela qual lutar.


          O que você diria para quem está entrando agora na PJ?
          Para quem está sendo pescado agora pela Pastoral da Juventude, eu diria pra você: se lance nessas águas sem nenhum colete salva vidas, sem nenhuma proteção, porque não existe proteção maior do que estar juntos de jovens motivados por um Cristo, não existe nenhum mal que possa te impedir de realizar todos seus sonhos, de realizar e protagonizar uma realidade muito diferente da que nos vemos, realmente fazer a diferença no meio que você vive. Não tenha medo de se lançar, não tenha medo de se jogar, assim como eu um dia fui resgatada eu acredito que muitas vidas podem ser salvas por esse amor, por esse Cristo, por essa Pastoral da Juventude, que foi, é e sempre vai ser uma pescadora de jovens capaz de revolucionar vidas, de transformar realidades, que motivam cada vez mais essa civilização do amor caminhar rumo ao reino dos céus, pelo qual nós lutamos e caminhamos.
Cleberson, Mariana, Gabriel, Thaís e Nayara. PJUC a serviço na comunidade.
 ---


O PAPO JOVEM é uma iniciativa da DAC - PJ (Departamento de Assessoria e Comunicação).
Postado por: Giovani Bessegato
Entrevista: Fabricio Carmona
Arte: Gabriel Antunes

0 comentários:

Postar um comentário