quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Juventude na Fé e na Política

Jovens concluintes da Segunda Etapa
Política é um assunto difícil de se tratar nos dias atuais, com a juventude então fica ainda mais complicado, existe um certo preconceito sobre essa questão, talvez devido a tantos casos de corrupção com o dinheiro publico que vemos nos noticiários.
Sempre atualizada com os anseios dos jovens e preocupada com a realidade do país, a coordenação diocesana da PJ convidou os jovens a trabalhar o assunto na diocese, para não ver nossa juventude no grupo dos chamados analfabetos políticos, pois acreditamos que nós perdemos muito, direta ou indiretamente, quando o Estado está nas mãos de pessoas incompetentes ou desonestas, pois, de algum modo, você está sendo prejudicado. Daí a necessidade de interessar-se pela política, de aprender o suficiente para entender como ela funciona e de tomar parte efetiva na escolha dos governantes. Assim tomou forma o Seminário de Fé e Política da PJ Toledo.
Muitas vezes se confunde a fé apenas com religião. A fé é mais que isso: é também e, sobretudo, prática. Essa é a forma mais importante da fé, contudo, há a tentação de a religião se fechar em sim mesma. Com isso, buscamos trabalhar a dimensão ético-política da fé. Quando se fala na fé como práxis, se entende a fé como compromisso social, como “caridade política” (Pio XI). Essa é a forma epocal da fé: a que se impõe em nossa época.
Com tantos assuntos pesados e complicados, com muitas siglas, o seminário foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, que ocorreu no dia 03 de agosto foi voltada á formação, com a explicação de termos técnicos, e principalmente aquelas típicas duvidas que confunde nossas cabeças quando se trata de política, como por exemplo o peso das coligações na hora de eleger um candidato. A questão de ppa, ldo e loa, mostrando que os gastos municipais são projetados com antecedência, depois são ajustados a cada ano para depois ser colocado em prática, seguidos a risca e sempre pensados para proporcionar o melhor para o município.
Material de Apoio
Para a segunda etapa, ocorrido no dia 17 do mesmo mês, o formato foi mais dinâmico. Com muita conversa e momentos para tirar dúvidas, saber o que o jovem pensa do cenário atual e auxiliar em suas duvidas e motivar a refletir sobre a responsabilidade dos cidadãos, principalmente aqueles que assumem o ser Igreja na profundidade, quer seja nos mais diversos ministérios confiados aos leigos e leigas, membros de pastorais e movimentos eclesiais, mas também aos membros dos mais diversos movimentos sociais e partidos políticos, acreditando que “um outro mundo é possível”. A cartilha de Orientação Política da CNBB, também foi trabalhada com os jovens, mostrando de forma clara o posicionamento da Igreja quanto à política e as eleições.
Para está difícil tarefa, a coordenação buscou profissionais de diversas áreas, podendo afirmar que todos que participaram com o assessoramento são pessoas muito bem capacitadas para a tarefa, com formação jurídica e politica, espalhados por diversas áreas de atuação, como vereadores, secretários municipais, chefe de cartório eleitoral, advogados, entre outros. Todos foram escolhidos por levarem antes de ótimos profissionais, a moral e princípios de serem católicos.
Com isso, buscamos ajudar o jovem a sair do senso comum, de formar seu senso crítico, analisando a conjuntura politica e econômica. E atenção redobrada com as eleições se aproximando, pois conhecendo todo o processo de eleição e entendendo melhor o sistema temos a possibilidade de ter a responsabilidade e liberdade de separar "o joio do trigo", pois queremos construir nossa história alicerçada nos princípios cristãos, e se pudermos escolher esses candidatos, estaremos elegendo nossos verdadeiros representantes, buscando o bem comum através do poder que lhes foi confiado.

Giovani Garcia Bessegato – Coordenador Diocesano da PJ
Agnaldo Romanini – Assessor Diocesano da PJ



Texto publicado no mês de Setembro na revista Diocesana, Cristo Rei.


Divulgação do Seminário no Informativo
Divulgação na Gazeta de Toledo

0 comentários:

Postar um comentário