domingo, 15 de fevereiro de 2015

Grupo de Jovens JUJA completa 40 anos

Em 2014 o grupo de jovens JUJA, da paróquia Menino Deus em Toledo, completou 40 anos de história e formação de jovens pejoteiros na diocese de Toledo. Confira a matéria publicada (em resumo) na revista Cristo Rei do mês de Outubro:

     O grupo de jovens JUJA teve seu início em 14 de junho de 1974, quando um grupo de amigos do bairro Jardim Porto Alegre (Toledo-PR), filhos de lideranças da comunidade, decidiram montar uma equipe esportiva para representar o bairro. Com o apoio de várias pessoas, principalmente do Frei Alceu Richetti (in memorian), em 25 de outubro de 1974, esse grupo de amigos decidiu dar sentido a sua amizade partilhando com outros jovens da comunidade e passando a ter outras atividades além das esportivas. Com o tempo, o grupo cresceu e sentiu a necessidade de encontrar-se com Cristo e em 03 de outubro de 1976, o JUJA tornou-se o primeiro grupo de jovens cristão da Paróquia Menino Deus, passando a representar a Pastoral da Juventude na comunidade. A partir daí o grupo deixou de focar apenas em atividades culturais para atuar em uma perspectiva cristã, atuando junto à comunidade.
     Um fato marcante na história do grupo foi a inauguração da quadra de esportes em 08 de Janeiro de 1978, conquistada pelo JUJA junto à prefeitura municipal, na época uma das mais modernas da cidade. Assim o grupo foi se destacando na área esportiva disputando até os jogos abertos representando a cidade de Toledo.
     O JUJA sempre teve forte atuação em causas da comunidade. Em 1989, por exemplo, para comemorar seus 15 anos, foi realizada uma grande gincana na qual o grupo arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos, que foram destinados a famílias carentes. A partir daí o grupo passou a realizar uma arrecadação anual de alimentos na época de Natal, na qual os jovens fazem um arrastão de casa em casa pelo bairro pedindo donativos, mobilizando toda a comunidade. A arrecadação de Natal é realizada até hoje e os donativos são destinados ao Auxilio Fraterno paroquial, Lar dos Idosos, Dorcas e outras instituições, dependendo da necessidade.
     Como representação jovem da comunidade, o JUJA atua junto com outras pastorais como a Pastoral Familiar, Auxílio Fraterno, Catequese, participação litúrgica, entre outros. O grupo tem grande participação nas festas da paróquia, dentre elas a festa do Padroeiro Menino Deus e também na Festa de Coroação de Nossa Senhora. Recebem também o amor e apoio dos paroquianos, das lideranças, do Pároco e dos Freis Franciscanos do Seminário Nossa Senhora de Fátima, expressando assim a opção preferencial pelos jovens, contidos em documentos da Igreja latino-americana.
     O JUJA participa ativamente das coordenações da Pastoral da Juventude em nível decanal e diocesano, tornando-se com o passar dos anos referência neste meio, com seu modo de caminhar e agir, tendo como prova disso, o fato de os três últimos coordenadores diocesanos terem sido integrantes do grupo. Assim, o JUJA está sempre presente nos eventos da PJ ou do Setor Juventude, participando dos DNJs (Dia Nacional da Juventude), EDLs (Encontro Diocesano de Lideranças), retiros e encontros de formação espiritual, litúrgica, esportiva e social.
     Em 1988, o JUJA realizou a primeira Encenação da Paixão e Morte de Cristo na Sexta-feira Santa. Com o passar dos anos melhorias foram sendo implementadas como o uso de caminhões na praça da igreja, a partir 1990, orientados pelo Frei João (FMM). Já em 2008, com o assessoramento do Frei Dimas Solda (FMM), o grupo buscou inovar mais uma vez, buscando um melhoramento em seu conteúdo e estrutura como som, luzes e palcos. A encenação é realizada até hoje, sendo uma das atividades fixas promovidas pelo grupo anualmente, assim como a homenagem as mães, a arrecadação de Natal e o Encontro de Jovens com Cristo.
     Em dois grandes momentos da Igreja Católica no Brasil o JUJA teve a oportunidade de estar presente. Em 2007, quando o Papa Bento XVI veio visitar o Brasil, se reuniu no Estádio Pacaembu com mais de 40 mil jovens, sendo que dentro destes, estavam presentes jovens do grupo JUJA. Já em 2013, quando ocorreu a Jornada Mundial da Juventude no Rio de janeiro, novamente vários jovens do nosso grupo puderam estar presentes. Foram momentos de aprendizado, experiência, momentos de partilha e de muita reflexão, que resultaram em muita motivação para o grupo, que até hoje se lembra com muita alegria e muita saudade desses momentos vividos tão perto do Papa Francisco.
     O JUJA em sua posição de grupo de base da Pastoral da Juventude vem cumprindo bem o seu papel de promover o crescimento da juventude em seus mais diversos âmbitos, cobrindo assim as cinco dimensões da formação integral proposto pelos documentos da CNBB, como o Doc. 85, onde a coordenação do grupo deve trabalhar a dimensão afetiva (ajudando a ser pessoa), a dimensão social (integrando o jovem na comunidade), a dimensão espiritual (ajudando a crescer na fé), a dimensão política (desenvolvendo o senso crítico e ajudando a tornar-se sujeito transformador da história) e por fim a dimensão técnica (capacitando para a liderança, planejamento e organização participativos). Prova disto é que ao longo de sua historia passaram pelo JUJA diversas pessoas que hoje são exemplos de atuação profissional. O grupo contribuiu na formação de diversas lideranças tanto na igreja quanto na esfera empresarial ou politica, inclusive o atual prefeito municipal Beto Lunitti, além de tantos outros que são exemplo no meio em que vivem, provando que realmente esses jovens foram “Fruto de uma semente que caiu em terra boa” (Mt. 13), e que diante de tantas conquistas, a maior de todas é aquela de cada dia: “O amor fiel a Cristo e a seus ensinamentos”.
     Comemoração dos 40 anos
     Em 2014 o grupo de jovens JUJA completou 40 anos, sendo o grupo mais antigo do decanato e segundo mais antigo da diocese. E para comemorar esta tão importante data, a coordenação atual junto a uma equipe organizadora planejou um jantar de confraternização, visando a participação e integração dos jovens atuais e de todos que já passaram pelo JUJA ao longo destes 40 anos.
     A comemoração aconteceu no dia 27 de setembro, iniciando com a celebração na matriz em ação de graças ao aniversario. E logo após um jantar para confraternização na Associação dos Idosos do Jardim Porto Alegre.
     Foi um lindo momento para relembrar os momentos vividos no JUJA e de partilha de história e conhecimento com os novos integrantes. A confraternização contou com um momento de homenagens e um histórico montado a partir das atas armazenadas pelo grupo ao longo dos anos.
     Agora, 40 anos depois de sua criação, ano após ano o grupo ainda almeja evangelizar cada vez mais jovens para continuar a história construída, preparando cada vez mais católicos comprometidos com sua fé e cidadãos mais conscientes para serem protagonistas em nossa sociedade.

Adilson M. Alberton, Giovani G. Bessegato
Membros do grupo JUJA e da Coordenação Diocesana da PJ Toledo
Texto publicado na Revista Cristo Rei, no mês de Outubro de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário